Técnicas de interpretação da Bíblia - outubro de 2020
(por: Jeferson Betarello -jbetarello@gmail.com - mestre em Ciência da Religião-PUC/SP)
A bíblia é sem nenhuma dúvida o livro mais impresso no mundo, muitas pessoas tecem comentários superficiais sobre trechos isolados do texto bíblico, outros mal conhecem a história deste livro sagrado que é referência fundamental para três grandes religiões mundiais: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. No entanto, há aqueles que julgam saber ler a bíblia baseados em sua capacidade de leitura dita inspirada.
A seguir exponho a estrutura de eixos de análises propostos pela Igreja Católica, num estudo elaborado e publicado pela Pontifícia Comissão Bíblica em 1993. Trata-se de uma valorosa contribuição para aqueles que pretendam ler de forma apropriada um texto antigo como a Bíblia, que contém simbolismos, eventos históricos e culturais que são desconhecidos para leigos. A comissão avançou indicando e justificando métodos modernos produzidos pelas áreas acadêmicas, inclusive denunciando como um erro fundamentalista desconsiderarem o fato de que a Bíblia foi escrita por seres humanos inspirados por Deus, utilizando alegorias, em um específico contexto histórico e cultural, consequentemente nem sempre pode ser levada ao “pé da letra” como muitos fazem.
Abaixo elenco os principais itens tratados no livro A interpretação da Bíblia na Igreja, os quais nos dão uma boa ideia dos níveis de conhecimento necessários para nos apropriarmos devidamente da mensagem bíblica, o que vai muito além da leitura inspirada.
1. Métodos e abordagens para a interpretação
a) Método histórico-crítico
b) Novos métodos de análise literária
1. análise retórica
2. análise narrativa
3. análise semiótica
c) Abordagens baseadas na Tradição
1. abordagem canônica
2. abordagem com recurso às tradições judaicas de interpretação
3. abordagem através da história dos efeitos do texto
d) Abordagens através das ciências humanas
1. abordagem sociológica
2. abordagem através da antropologia cultural
3. abordagens psicológicas e psicanalíticas
e) Abordagens contextuais
1. abordagem da libertação
2. abordagem feminista
f) Leitura fundamentalista
2. Questões de hermenêutica
a) Hermenêuticas filosóficas
1. perspectivas modernas
2. utilidade para a exegese
b) Sentido da escritura inspirada
1. sentido literal
2. sentido espiritual
3. sentido pleno
Recomendo a leitura integral do documento acima citado e constante na bibliografia, àqueles que desejam estudar consistentemente os textos bíblicos, pois cada abordagem nos fornece uma leitura específica e apenas a aplicação conjunta dos métodos nos permitirá contemplar a mensagem de forma completa.
Bibliografia
PONTIFÍCIA COMISSÃO BÍBLICA, A interpretação da Bíblia na Igreja. 7. ed. São Paulo: Paulinas, 2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário