Aprendendo as lições da história
Para podermos avaliar qualquer evento no contexto da atividade humana é recomendável que tenhamos um referencial histórico de confiança. Assim, podemos avaliar mais apropriadamente, e quem sabe sem paixão ou opinião, aquilo que observamos na atualidade.
Não é de hoje que utilizamos a obra de Will Durant como referencial histórico, pois percebemos neste autor um historiador bastante coerente, com produção literária bastante ampla e consistente, tendo sido um projeto de vida levado a termo por ele e sua esposa Ariel.
Nesta oportunidade queremos indicar especialmente a obra "12 lições da história para entender o mundo", um livro bastante conciso e que nos presenteia com um resumo de tudo que o historiador aprendeu em sua atividade ao longo de toda a sua vida.
Um livro de leitura muito leve, mas com conteúdo essencial para ajustarmos nossas lentes para entender a história da humanidade. Apesar de ser de interesse deste blog o capítulo "Religião e história", não descartamos a leitura do livro em sua totalidade, que abrange todas os eixos da atividade humana.
No capítulo citado o autor nos mostra os movimentos históricos de valorização ou crítica da Religião, passando por diferentes eventos importantes de nossa civilização e deixando os posicionamentos de vários autores especialistas no assunto, provocando, de forma brilhante, a reflexão sobre o tema.
Os eixos avaliativos dos capítulos compreendem a relação entre história e nosso planeta, a biologia, raças, caráter, moral, religião, economia, socialismo, governo, guerra, crescimento e decadência; finalizando com um capítulo primoroso que responde à pergunta "O progresso é real?".
Indicamos a leitura deste livro para todas as pessoas que queiram ampliar e melhorar a forma pela qual olhamos a realidade que nos circunda.
Te desejo uma boa leitura...